Madeira Crua

Rústico e acolhedor, o material com menos – ou nenhum – acabamento voltou a ganhar espaço na decoração. Veja ideias para apostar e confira dicas de como aumentar a durabilidade das peças

 

Em painéis, móveis, paredes, portas, pisos... Quem deseja ambientes quentes e aconchegantes tem na madeira uma aliada de peso. Em projetos recentes, o material voltou a aparecer em versões cada vez mais naturais, com acabamentos quase imperceptíveis e às vezes até sem nenhuma camada de soluções protetoras, como seladores e vernizes. Quanto menos modificado, melhor. Assim, é possível notar o charme dos veios, as imperfeições e até o processo de envelhecimento conforme o uso e o passar do tempo.

A madeira natural pode compor ambientes de diferentes linguagens. Espécies mais escuras, com marcas aparentes de desgaste, misturadas com pedras, ferro e tecido, remetem ao rústico. No entanto, basta escolher um tipo de material mais claro e posicioná-lo ao lado de elementos limpos, com a predominância do branco, móveis e objetos de decoração com linhas retas e de estampas geométricas, para criar um clima moderno, resultando em uma decoração com referência no estilo escandinavo. Pura versatilidade.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com